Lançamento do livro A Religião de Jacobina conquista o público

Sapiranga foi presenteada com o lançamento do livro A Religião de Jacobina, de Martin Dreher

Sapiranga foi presenteada com o lançamento do livro A Religião de Jacobina, de Martin Dreher

No dia marcado pela morte de Jacobina Maurer (2 de agosto de 1874), Sapiranga foi presenteada com o lançamento do livro A Religião de Jacobina, de Martin Dreher, no Centro Municipal de Cultura Lúcio Fleck. A obra do escritor e teólogo, com doutorado em História da Igreja na Alemanha, traz um trabalho de pesquisa que contextualiza diversos aspectos do século 18 e do século 19, remontando as origens do culto e da comunidade religiosa surgida no Ferrabraz e os fatores que podem ter influenciado decisivamente para que o conflito conhecido como a Batalha dos Mucker se tornasse um dos mais violentos da região.

A prefeita Corinha Molling, acompanhada da secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Cláudia Kichler, prestigiou o lançamento,destacando sua importância no resgate da história de Sapiranga e parabenizando o autor pela obra. “Sapiranga fica honrada pelo trabalho do senhor Martin Dreher, em uma obra que valoriza nossa história e também resgata a memória de uma mulher que sofreu muito com a falta de respeito e a intriga. O senhor Dreher está de parabéns por nos presentear com um belo e esclarecedor livro.”

 INTOLERÂNCIA

O lançamento do livro A Religião de Jacobina contou com sessão de autógrafos, exposição de banners sobre o conflito (a mostra Os Mucker que estará até o final do mês no Museu Municipal) e música ao vivo no saguão, com a execução daquele que seria o hino religioso favorito de Jacobina Maurer,  intitulado Es Glänzet der Christen Inwendiges Leben (A Vida Interior dos Cristãos Resplandece), de Christian Friedrich Richter. Após a recepção no saguão, a palestra sobre o livro se seguiu no teatro.

Cerca de 250 pessoas compareceram ao centro cultural para conhecer uma nova perspectiva sobre o episódio dos Mucker, com dados baseados em fatos históricos e pesquisas genealógicas. Utilizando e confrontando estas informações da época, Dreher traça um perfil comportamental da sociedade no início do século 19, buscando explicar a intolerância com o culto Mucker no Ferrabraz, que teria sua origem em novos movimentos da fé cristã que divergiam da igreja oficial da época. “Preconceitos, aspectos religiosos e políticos culminaram com a intolerância ao que era diferente”, resume Dreher sobre o que gerou a perseguição e a difamação do culto comandado por Jacobina Maurer Mentz no Ferrabraz, desencadeando uma sequência de violentos ataques e mortes na região.

No final da palestra, Dreher foi presenteado com uma lembrança da Prefeitura, entregue pela prefeita Corinha, e seguiu com a sessão de autógrafos no palco do Centro de Cultura. Entre as pessoas que estavam no local, Ilsa Mentz foi uma das leitoras que agradeceu a Dreher por reescrever a história de Jacobina, nascida Mentz, e que depois de casada passou a ter o sobrenome Maurer. “Meu pai dizia que um dia a história verdadeira dos Mucker e da Jacobina seria escrita, e o senhor (referindo-se a Dreher) fez isso acontecer.”
A Prefeitura de Sapiranga adquiriu 150 exemplares da obra para distribuição pela Secretaria Municipal de Educação para qualificar o acervo da biblioteca pública e das escolas municipais.De acordo com a Secretária de Educação, Cláudia Kichler, “o livro será uma importante fonte de pesquisa para os professores e alunos que desejam conhecer um pouco mais da história do município”.
 O AUTOR
Martin Dreher, 71 anos, é natural de Montenegro, e graduou-se em Teologia pela Escola Superior de Teologia, São Leopoldo. Tem doutorado em História da Igreja, em Munique, Alemanha, com a tese Igreja e Germanidade. De 1978 a 1994 foi professor de História da Igreja e História do Dogma na atual Faculdades EST e de 1995 a 2011 na Unisinos, em São Leopoldo, RS, nos cursos de graduação e pós-graduação em História. Aposentado desde 2011, é membro de diversas associações científicas e vem se dedicando à produção textual relacionada com História da Igreja e da Imigração e Colonização na América Latina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>