Lourival Pereira é o patrono da 35ª Feira do Livro de Novo Hamburgo

A prefeita Fátima Daudt, o secretário da Cultura, Ralfe Cardoso, e a secretária de Educação, Maristela Guasselli, fizeram o convite na tarde desta segunda-feira - Foto: Joel Reichert

A prefeita Fátima Daudt, o secretário da Cultura, Ralfe Cardoso, e a secretária de Educação, Maristela Guasselli, fizeram o convite na tarde desta segunda-feira – Foto: Joel Reichert

A 35ª edição da Feira Regional do Livro de Novo Hamburgo terá o ator e diretor Lourival Pereira como patrono. Um dos precursores do teatro no município, Lourival, hoje com 89 anos, foi um dos primeiros atores da cidade e ajudou na formação de muitos outros atores e grupos de teatro, além de também atuar como poeta. “Me sinto muito emocionado! Esse dia vai ficar marcado na minha história e fico honrado em atuar em um evento tão importante para a cidade”, comenta Lourival e, brincando, completa. “Não sabia que eu era tão importante assim!”. O convite foi realizado na tarde desta segunda-feira, 9, com a presença da prefeita Fátima Daudt, o secretário de Cultura, Ralfe Cardoso, e a secretária de Educação, Maristela Guasselli, no Centro Municipal de Cultura.

Durante o encontro, o secretário Ralfe Cardoso enfatizou o retorno da Feira ao Centro e surpreendeu o patrono com outra homenagem durante esta edição. “Além de ser a Feira que volta para a Praça 20 de Setembro, marcando a retomada da comunidade com o evento, o nome de um dos palcos da estrutura da Feira terá o nome de Lourival Pereira, que é mais uma forma de homenagear este artista que tanto fez pela cultura do município”, destacou. Para a prefeita Fátima, a importância do trabalho de Lourival Pereira faz parte da história e do futuro da cidade. “Temos orgulho de Novo Hamburgo e sabemos o quanto é importante destacar os nossos talentos com as suas histórias, incentivando as futuras gerações. Lourival é muito merecedor de ser patrono da nossa Feira”, declarou. “Um dos pontos importantes do nosso trabalho é a parceria entre as secretarias. A 35ª Feira do Livro é um resultado dessa relação, envolvendo a Cultura e a Educação. Esta escolha foi aplaudida em pé por todos nós”, comentou a secretária de Educação, Maristela Guasselli.

Lourival Pereira é natural de Montenegro e com 18 anos mudou-se para Porto Alegre, onde atuou no Teatro Gaúcho de Comédias e nas novelas ao vivo da TV Piratini. Ele veio morar em Novo Hamburgo em 1969, onde montou o primeiro grupo de teatro da cidade, dentro da Sociedade Aliança. “Eu trabalhava no Banco do Brasil e os colegas ficaram sabendo do meu trabalho como ator. Então fui convidado para auxiliar a criar um grupo de teatro dentro da Associação Atlética do Banco do Brasil. O espaço que usamos foi o da Sociedade Aliança, criando o grupo Teatro Experimental Aliança”, conta o ator que vive até hoje no município com a sua família.

Além disso, ele já havia sido patrono da Feira Regional do Livro de Novo Hamburgo em 2006 e em 2008 recebeu o título de cidadão de Novo Hamburgo da Câmara de Vereadores do município. Em 2015, Pereira voltou aos palcos ao lado do amigo e também ator Artur Oliveira, com a peça O Quarto Sinal. “Voltar aos palcos foi a minha sobrevivência! Eu andava direto em médicos e hospitais. Agora sei que me ocupar com o que tanto gosto, subir de novo no palco, é o meu grande remédio”, comenta.

Feira de todas as cores

Com o tema Encontro de Todas as Cores, a 35ª Feira Regional do Livro de Novo Hamburgo será realizada entre os dias 20 e 26 de novembro. Promovida pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e da Educação (Smed), o encontro literário contemplará a multiplicidade de vozes e ideias, usando da literatura como ferramenta de aproximação. As cores e a pluralidade do município tomarão conta da Praça 20 de Setembro através de bate-papo com autores, palestras, oficinas e apresentações.

Com o objetivo de apresentar diferentes trajetórias e sensações da diversidade cultural, o evento também abrirá espaço para as discussões sobre pluralidade e a multiplicidade de experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>