Emenda para a compra de mamógrafos

Foto: Divulgação/PMSL MAMOGRAFO

Foto: Divulgação/PMSL
MAMOGRAFO

As secretarias de Políticas para Mulheres (Sepom) e de Saúde (Semsad), e o Gabinete da Vice-prefeita, receberam na sexta-feira, 1º de dezembro, o deputado federal, Assis Flávio da Silva Melo (PCdoB), para discutirem possíveis soluções que melhorem o atendimento da saúde das mulheres no município. Na reunião ficou acordado um pedido de emenda para financiar a compra de mamógrafos, que aumentarão os atendimentos nos exames de prevenção ao câncer de mama das leopoldenses. A Prefeitura entregará ainda essa semana o ofício ao deputado, oficializando o ato para agilizar o processo.

Atualmente, São Leopoldo não possui equipamentos próprios para realizar os exames, dependendo da terceirização do serviço. A aquisição dos aparelhos resultará, não apenas na diminuição da demanda, mas também na redução de custos. A secretária da Sepom, Danusa Alhandra, destacou a importância de olhar para a saúde das mulheres. “São Leopoldo tem referências positivas nas políticas públicas para mulheres, trabalhando na transversalidade com todas as Secretarias Municipais, principalmente com a Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com Censo 2010, aproximadamente, 70 mil mulheres com mais de 40 anos moram em São Leopoldo, por isso precisamos pensar na saúde delas. Mais mamógrafos ajudarão a atender a demanda da secretária de saúde, por exames preventivos”, enfatizou a secretária.

O secretário de Saúde, Fábio Bernardo, elogiou a iniciativa da Sepom por pensar e atuar transversalmente, buscando resolver as necessidades da mulher leopoldenses, olhando para todas as áreas. O deputado Assis comprometeu-se com o projeto e ressaltou sua importância social. O pedido de emenda será para 2018.

[Texto: Eduarda Moraes – estagiária da Sepom | Jornalista Responsável: Aline Marques – MTb: 8929 | Decom/PMSL]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>