TecnoSaber, mais um impulso para reinserção social

Foto: Thales Ferreira Tecnosaber

Foto: Thales Ferreira
Tecnosaber

O projeto TecnoSaber, da Prefeitura de São Leopoldo, está promovendo aulas de tecnologia e informática a jovens da Casa de Acolhimento e aos usuários do Centro de Referência para População Adulta de Rua (Crepar) e do Albergue Municipal Bom Pastor. O curso piloto segue até o dia 31 de janeiro, no Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTM).

 

Baseado na construção coletiva, o projeto abre uma oportunidade para as pessoas em situação de vulnerabilidade social e jovens sob a guarda do Estado. “Mais do que investir nos conhecimentos básicos de informática para pessoas que precisam ser inseridas novamente no mercado do trabalho, precisamos que estas pessoas tenham condições de gerenciar uma vida digna de forma autônoma e romper barreiras através da qualificação pessoal”, afirmou Paulete durante visita ao NTM nesta segunda-feira, 29 de janeiro.

 

De acordo com a professora Lisiani Moraes, do NTM, foi feita uma pesquisa prévia do perfil dos alunos. “Sabendo quais conhecimentos eles já dominavam, descobrimos quais eram as necessidades e o que desejavam aprender para o mercado de trabalho”, disse. Contando com apoio de voluntários, estão sendo preparados mais dois cursos para continuidade do projeto TecnoSaber: um de formação para manutenção de computadores e outro de pacote de LibreOffice, com início de aulas previsto para março.

 

O projeto TecnoSaber foi elaborado pelo Gabinete da vice-prefeita Paulete Souto, em parceria com as secretarias municipais de Educação (Smed), de Direitos Humanos e de Desenvolvimento Social (Sedes).

 

[Jornalista: Monique Marcolin – MTb 12741

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>